Água

Conjuntamente com o solo, a água é o recurso natural mais importante que interessa utilizar com moderação e precisão, por forma a que seja apenas usada a quantidade necessária, de acordo com a necessidade produtiva de cada cultura. Atualmente as produções de tomate e restantes culturas hortícolas efetuadas sob controlo da AlenSado são na sua totalidade regadas através de modernos e sofisticados sistemas de rega localizada, controlados de acordo com parâmetros agrometeorológicos, associados a sensores de humidade a diferentes níveis do solo. Com efeito, em resultado de parceria com o COTR, a AlenSado dispõe do sistema SARA-Sistema de Apoio ao Regante da AlenSado, o qual permite monitorizar em tempo real e à distancia as parcelas regadas, possibilitando uma rega eficiente, com clara redução dos consumos de água e fertilizantes.


Informação com interesse:


 AUTORIDADE NACIONAL DO REGADIO
Logo DGADR2 2dois SIR - dois

 AUTORIDADE DA ÁGUA E DE SEGURANÇA DE BARRAGENS 
apa2 2 - dois snirh 2 - dois

Licenciamento

As atividades que tenham um impacte significativo no estado das águas só podem ser desenvolvidas desde que ao abrigo de um título de utilização emitido nos termos e condições previstos na Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro) e no Regime de Utilizações dos Recursos Hídricos (Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio, ao abrigo do artigo 11º).

A utilização dos recursos hídricos públicos e particulares que possa ter impacte significativo no estado das águas e na gestão racional e equilibrada dos recursos, carece de um título que permita essa utilização. Esse título é atribuído pela Administração de Região Hidrográfica (ARH) territorialmente competente, em função das caraterísticas e da dimensão da utilização, podendo ter a figura de "autorização", “licença”, ou “concessão”. Relativamente ao pedido de autorização, o mesmo considera-se deferido se não for comunicada qualquer decisão no prazo de dois meses após a sua apresentação, tal como disposto no artigo 66.º da Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro, desde que não se verifique qualquer dos pressupostos que imponham o indeferimento.

Se necessitar de apoio no acesso às aplicações de licenciamento online  pode recorrer a qualquer um dos balcões de atendimento da APA ou da respectiva ARH.

A APA, continua a trabalhar no sentido de disponibilizar outras funcionalidades que facilitem e tornem mais rápido o processo de Licenciamento.

Se desejar, pode continuar a utilizar os formulários disponíveis e entregar os seus pedidos em qualquer um dos balcões de atendimento da APA

  


 

Limpeza de Linhas de Água - Recomendações da APA 

Requalificação e Limpeza de Linhas de Água - INAG

Conservação do Solo e da Água - MADRP

  


Apoio Financeiro ao Regante:

Sistema de Reconhecimento de Regantes

 

 

Ação 7.5 - Uso Eficiente da Água

 

 

 

 

 

Consultar Entidades Reconhecedoras de Regantes Autenticadas pela DGADR

 

 


 Entidades especialistas e gestoras de água: 

 Especialista em Rega (parceiro da Alensado): cotr 2    
Associação de Regantes (parceiro da Alensado): 
Gestão de Água no Alentejo:  EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Ifra-estruturas do Alqueva    

 

 

 

 


 Informação Técnica Relevante:

           tecnicas regadio 2  


© 2015 AlenSado. All Rights Reserved. Designed By InfoAgir